sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA

MARANGON, C.; GENTILE, P.
Nova Escola: A revista do Professor
Trata-se de uma revista direcionada ao meio educativo com diversos modelos de projetos pedagógicos e idéias inovadoras que podem ser implantadas dentro de uma escola.
Na visão do autor o modelo de educação tradicional não é aberto há mudanças, os mecanismos são sempre os mesmos e isso faz com que os alunos não se interessem em buscar novos horizontes.
O modelo de escola proposto pelo professor José Pacheco abre os horizontes da educação dando mais liberdade de expressão e escolha aos seus alunos.
Há 28 anos ele coordena a escola da ponte, essa escola não possui séries e nem ciclos, os alunos são em sua maioria alunos que vieram transferidos de outras escolas, muitos deles violentos. Eles definem sua área de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa tanto individuais quanto em grupo.
A instituição pública se notabilizou pelo projeto educativo e inovador que se baseia na autonomia dos estudantes.
Em contrapartida, a proposta pedagógica de Elydio dos Santos Neto, é fazer com que haja sempre a consulta dos pais, participação de diretores, professores e funcionários para que se possa construir uma proposta pedagógica eficaz e que atenda aos anseios da sociedade.
A professora Marilene Mendonça percebeu que suas expectativas não combinavam com o método dos seus colegas de trabalho e só a troca de idéias levaria a uma solução, ou seja, para um bom desempenho pedagógico deve haver a participação de todos os educadores.
A participação dos pais também é de suma importância nas decisões a serem tomadas pra definir os rumos que uma escola deve seguir.
Haja vista que a primeira escola citada representa um método de ensino pouco aplicado no ambiente educacional de hoje. É fácil prever que haverá vários problemas de adaptação: Alguns professores não aceitam esse sistema de ensino e os alunos por sua vez, estranham tanta liberdade.
Na segunda escola, apesar da participação dos educadores, pais e alunos; os mecanismos não fogem da norma padrão repetitiva.
Assim pode-se entender que se é necessário um modelo de escola não tão liberal, mas também não tão mecanizado.
A escola de vê ser organizada, novos métodos devem ser implantados para que os alunos se interessem pelo saber.
Os mecanismos não devem se prender ao costume, pelo contrário, ações inovadoras podem fazer parte do conteúdo escolar para a ampliação da educação e nosso país, porém a liberdade demasiada aos alunos pode fazer com que o ambiente escolar se torne cada vez mais desorganizado.
Sabemos bem que em certas etapas da vida o ser humano precisa de cuidados especiais e a adolescência é uma delas. É nessa etapa que uma escola não pode dar autonomia apenas aos alunos, não que isso não possa acontecer, mas os cuidados necessários precisam ser tomados previamente antes de adotar este método, por exemplo, observar cada aluno em sua maturidade, pois com certeza há estudantes que podem ir longe nesse sentido: Fazer projetos, ter autonomia, enfim, trabalhar com eficiência dentro de sua escola.
Supõe-se desta maneira que nos dias atuais é necessário que haja um modelo pedagógico inovador, porém equilibrado com avaliações criteriosas das propostas apresentadas, pois desta maneira, os problemas que porventura venham a existir serão facilmente solucionados, a escola se tornará um novo ambiente e a educação tomará novos rumos; ganhando títulos de referência e sucesso.

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