sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PAULO FREIRE E SEU MODELO DE EDUCAÇÃO

PAULO FREIRE
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife no dia 19 de setembro de 1921, foi um educador brasileiro e destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio, apesar disto sua produção torna-se cada vez mais rica, por seu intermédio o Chile recebe uma distinção da Unesco por ser um dos cinco países que mais contribuíram para superar o analfabetismo.
Educação Libertadora: Para Freire o objetivo da educação deveria ser a libertação do oprimido que lhe daria meios de transformar a realidade social a sua volta mediante a “conscientização” (conhecimento crítico do mundo). Foi com essas idéias que Freire teve êxito no método de alfabetização de adultos, pois o mesmo vai muito além das normas metodológicas, ele leva em consideração a política da educação.
Pedagogia do Oprimido: Paulo Freire parte do princípio de que vivemos em uma sociedade dividida em classes, na qual o previlégio de uns impedem a maioria de usufruir os bens produzidos. Um desses bens é a educação que é negada aos menos favorecidos pela sociedade. Por este motivo não é simples instaurar a nova pedagogia pois o oprimido não se deixa libertar assim como os dominantes que acham que sua superioridade é natural, tudo é uma questão de predestinação.
Método Paulo Freire: No modelo de educação Freire os educadores superam a postura autoritária e procuram dialogar com o povo. As etapas deste processo se dão em fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, o que pode variar de acordo com a região onde se mora, depois organizam-se circulos sob a cordenação de um animador que pode ser um professor ou um companheiro alfabetizado, daí então inicia-se a discussão sobre um assunto determinado a partir de um tema proposto. Outras atividades também são desenvolvidas como análise de textos simples, porém sem abandonar a problematização proposta no primeiro estágio. Freire sempre prefere que os textos sejam redigídos pelos próprios alunos o que faz com que sua pedagogia represente não só um esforço, mas um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino.
Avaliação: Ante o reconhecimento do trabalho de Freire há também as críticas vindas pelos católicos conservadores, intelectuais de esquerda. Alguns o criticam por acharem que impossível o diálogo entre educador e educando, visto que para eles há uma diferença abismal.
Considerando todas as críticas e os fatos é certo dizer que Paulo Freire contribuiu de forma eficaz para um novo modelo de educação, que visa não só uma aprendizam mecânica mais também a transformação da realidade social.

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