sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ECOLOGIA

ECOLOGIA

A Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.
A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive. Foi o cientista alemão Ernst Haeckel, em 1869, quem primeiro usou este termo para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, além da distribuição e abundância dos seres vivos no planeta Terra.
O meio ambiente afecta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução -- levando, por vezes, ao territorialismo -- mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento (estudado pela etologia, que também analisa a evolução dos comportamentos), através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente -- a sua qualidade -- determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat.
Da evolução destes conceitos e da verificação das alterações de vários ecossistemas -- principalmente a sua degradação -- pelo homem, levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o Homem e a Biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social.
Por outro lado, apareceram também os conceitos de Conservação e do Conservacionismo que se impuseram na actuação dos governos, quer através das acções de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o Homem e a Biosfera.
A ecologia está ligada a muitas áreas do conhecimento, dentre elas a economia. Nosso modelo de desenvolvimento econômico baseia-se no capitalismo, que promove a produção de bens de consumo cada vez mais caros e sofisticados e isso esbarra na ecologia, pois não pode haver uma produção ilimitada desses bens de consumo na biosfera finita e limitada.

Conceitos ecológicos importantes
- Indivíduo: é a unidade de vida que se manifesta. É um representante de uma espécie.
- Espécie: é o conjunto de indivíduos altamente semelhantes, que na natureza são capazes de intercruzarem, produzindo descendentes férteis.
- População: grupo de indivíduos de mesma espécie Genericamente, uma população é o conjunto de pessoas ou organismos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido
- Comunidade ou biocenose: conjunto de espécies diferentes que sofrem interferência umas nas outras.
Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.
- Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Visto que Ecologia é a relação dos seres vivos com o meio ambiente, neste projeto será retratado os principais problemas ambientais encontrados no município de Abaetetuba-Pará, tanto na zona urbana como na zona rural; e as possíveis ações e informações sobre educação ambiental.

Abaetetuba e suas três realidades: SEDE, CENTRO E ILHAS.
A sede localiza-se na zona urbana, o centro (incluindo o distrito de beja) e as ilhas localizam-se na zona rural.
Todos apresentam problemas ambientais distintos.

1. Zona Urbana (Sede)
Localiza-se na região mais habitada e movimentada do munícipio com aproximadamente 132.000 habitantes. É na sede que se encontra uma das maiores feiras livres do estado d Pará, negociando-se desde o brinquedo de miriti a quase todos os tipos de pescado.

Problemas Ambientais e Ações Possíveis
1.1 Lixo
É todo e qualquer material que é jogado fora.
Composição do lixo:
Orgânico – é aquele oriundo de qualquer ser vivo, é facilmente decomposto pela natureza e pode ser pelo homem.
Ex: Resto de comida, frutas, verduras, etc...

Inorgânico – São materiais e resíduos de dificil decomposição mais que podem ser reaproveitados pelo homem
Ex: Vidros, plásticos, papéis, metais, etc...

Classificação do lixo:
Domicilar, público, hospitalar, comercial e industrial.

Ações Possíveis
Os três R’S
Reduzir: É evitar o desperdicio de materiais. Devemos comprar somente aquilo que vamos utilizar.
Reutilizar: Ao invés de jogar fora diversos materias, pode-se encontrar novas funções para o mesmo.
Reciclar: É recuperar os diferentes materiais que compõe o lixo para usá-los na fabricação de novos produtos.

Coleta Seletiva:
- É a separação do lixo de acordo com seu tipo de material. Atentar para cor da lixeira; cada cor representa um tipo de material.

1.2 Poluição
É a introdução, no ambiente, de substâncias tóxicas que causam mudanças desfavoráveis afetando o homem direta ou indiretamente.
Tipos de Poluição:
Sonora: Os ruídos constantes e excessivos impedem o descanso, alteram o comportanmento, causam perda de audição e problemas mentais.
Visual: Fixação em locais inadequados para colocação de cartazes.
Poluição do ar: É gerada pela queima de combustiveis usados pelos meios de transporte, chaminés, fábricas, etc.
Poluição do solo: Ocorre através de resíduos domésticos, industriais, entulhos, etc.
Poluição dos rios: Os esgotos das casas e os resíduos do matadouro.

Ações Possíveis
- Não lançar nas águas lixo, animais mortos, produtos químico e tudo mais que possa contaminá-la.
- Evitar lançar detritos sobre o solo.
- Identificar as fontes de poluição do ar e conversar com os possiveis responsáveis para concientizá-los do perigo de saúde.

2. Zona Rural (centro)
A Zona Rural fica afastada do centro urbano, por isso tem seu acesso por meios terrestres. Possui uma grande area verde, onde vivem animais, vegetais e pessoas, os mesmo convivem no mesmo ambiente e vem enfrentando cada dias mais problemas ambientais.

Problemas Ambientais e Ações Possíveis
2.1 Desmatamento
É o ato de destruir as matas.
O desmatamento ocorre na zona rural de Abaetetuba tanto nas grandes areas, quanto nas pequenas. Nas grandes áreas ocorre a retirada das árvores para:
- Criação de gado
- Extração de madeira para a produção de carvão vegetal
- Construção de fábricas e balneários
O desmatamento provoca aumneto de temperatura, perda de árvores raras ameçadas de extinção além de empobrecimento do solo.

Ações Possíveis
- Criação de Sindicatos Rurais para politica de preservação do meio ambiente.
- Criação de cartilhas de esclarecimento sobre quais os danos que o desmatamento pode causar.

2.2 Queimadas
É a queima da vegetação verde ou seca ocasionando incêndios em grandes e pequenas áreas.
As queimadas ocorrem também na zona urbana (sede) como na rural (centro e ilhas)
No centro ocorre com maior freqüência e é desconhecido pela população por acontecer em áreas afastadas da região urbana por isso é mais preocupante, pois a população desconhece os problemas ambientais causados pelas queimadas.
Em busca do seu sustento muitos moradores que habitam na zona rural e também os fazendeiros, realizam a queima de pequenas e grandes áreas arborizadas para a utilização do terreno para a plantação de roças, pastagens de animais, construção de fábricas e outros.
Dificilmente há o replantio dessas áreas provocando o empobrecimento do solo, diminuição da mata, aumento de temperatura, poluição do ar e a morte dos animais.

Ações Possíveis
• Criação de uma cartilha educativa para a comunidade em geral com esclarecimento sobre as queimadas.
• Fiscalização de áreas em processo de desmatamento e possível queima, com atribuição de punições severas diante de situações de depredação irreversível do meio ambiente.
• Criação de um programa ecológico na rádio e TV local que informa a população, os problemas das queimadas.
• Protestos públicos e sensibilização da população quanto à valorização do meio ambiente, local e global.

3. Zona Rural (ilhas)
A região das ilhas é rica principalmente em:açaí, miriti, telha, tijolo, camarão, mapará...isso tudo chega a cidade de Abaetetuba, através em embarcações através dos furos e rios. É também a regiãi de onde vem a matéria-prima para se fazer os famosos brinquedos de miriti.


Problemas Ambientais e Ações Possíveis
3.1 Erosão e Assoreamento
Erosão é o desmoronamento das margens dos rios provocado pela força das águas (correnteza).
Ao eliminar as árvores da nossa região e principalmente as que ficam nas margens dos rios, o homem está colaborando com a ação devastadora da erosão.
A extração de barro nas margens dos rios e furos também provoca a erosão.
A erosão provoca o assoreamento dos rios ficando cada vez mais rasos, reduzindo assim a reprodução dos peixes e as condições de navegação, como ocorre no Rio Maúba e outros.

Ações Possíveis
Para reduzir a erosão precisamos preservar a mata que cresce nas margens dos rios como: açaizeiro, mangueiras, etc.
Agindo dessa forma evitaremos o acúmulo de terra no leito dos rios garantindo a reprodução dos peixes e a navegação.

3.2 Poluição dos Rios
• Vidros, latas, baterias, pilhas e garrafas plásticas têm contribuído para a poluição dos rios pelo tempo que levam para se decompor. (mais de 100 anos)
• Os resíduos químicos e o derramamento de óleo puro e queimado.
Os pontos apresentados prejudicam a oxigenação da água, o que causa a morte do pescado por afogamento.

Ações Possíveis
• Reaproveitar as embalagens dos produtos , queimar papeis, panos e outros, levar vidros e latas para as lixeiras da cidade.
• Colocar filtros nas chaminés das fábricas, nos motores de embarcações para os poluentes que prejudicam os seres vivos.
• Melhorar os métodos de controle contra acidentes ambientais que provocam a mortalidade de peixes e a contaminação da água dos rios.

Neste projeto visa-se, mostrar que pelo estudo da ecologia é possível saber como o homem modifica o ambiente em que vive e quais as consequências de seu comportamento, pois nenhum animal e nenhuma planta vivem isolados. Cada um se relaciona com os outros, com a terra, o ar e água, que constituem seu ambiente físico.
Os maiores problemas causados pelo homem são a poulição e a destruição do meio ambiente. A contaminaçao da água e do ar tem atingido níveis muito altos, o desmatamento tem levado à extinção espécies animais e vegetais. Isso causa um desequilíbrio muito grande, afetando o próprio homem.
Espera-se que quem tome conhecimento deste projeto possa realmente se concientizar que a melhoria do ambiente em que vivemos depende de nós mesmos, pois nós é que construimos esse ambiente.
Começar esse trabalho de preservação dentro da própria casa seria um passo muito grande e positivo em relação ao cuidado com o meio ambiente, pois essa mesma casa é apenas uma parte de um todo.
E lembrar sempre, todo o ser humano é responsável pelos seus próprios atos e as consequências sempre existirão. Se serão boas ou ruins, isso vai depender da semente que foi plantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário